Forjada na luta por moradia há mais de 12 anos, Débora Lima hoje é uma grande liderança em São Paulo. Mulher preta e periférica, residente do Capão Redondo, Débora recentemente assumiu a presidência do PSOL no estado, sendo a primeira mulher negra a ocupar esse posto. Antes, era presidenta municipal do partido na capital, e ainda compõe a coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Mãe de quatro filhos, Débora Lima já coordenou ocupações em diversas regiões na cidade de São Paulo e no interior desde que ingressou no movimento sem-teto, em 2012. Com experiências como cozinheira e professora, teve uma trajetória de luta que transferiu para a luta dos sem-teto. É uma das idealizadoras das Cozinhas Solidárias, projeto de alimentação gratuita para a população, com cozinhas espalhadas por todo o Brasil – Débora, inclusive, fundou a primeira Cozinha Solidária da capital Paulista, na Zona Norte.
Em 2024, Débora confirmou sua PRÉ-CANDIDATURA a vereadora em São Paulo, tarefa na qual projeta representar todas as mães periféricas da cidade, como um símbolo atuante na luta por melhores condições de vida para todas as mulheres e jovens em situação vulnerável, junto ao pré-candidato à prefeitura Guilherme Boulos.