Patricia Nunes por uma São Paulo sem muros!
Da zona oeste de São Paulo, Patricia Nunes, mulher negra e periférica é o incrível exemplo do encontro entre a oportunidade oferecida pela educação, o solo fértil preparado pela comunidade onde cresceu e o seu talento. Embora, tenha nascido em um tempo no qual as desigualdades, o racismo e a exclusão social eram ainda mais gritantes que hoje, a pedagoga, hoje com 38 anos, sempre foi incentivada pelos seus pais a escolher o caminho dos estudos e do saber. Dona Tania e Seu José, ambos trabalhadores braçais e analfabetos, passaram para os seus quatro filhos a sabedoria ancestral de seu povo.
Sim, o saber sempre foi um valor familiar na sua história e como diz o ditado africano, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança". Assim, familiares e vizinhas foram e continuam sendo a comunidade feliz e transformadora que a ajudaram a quebrar muros para enfrentar o sentimento de não pertencimento, força essa que a ajudou a atravessar a ponte e a abrir espaços para se tornar um exemplo de representatividade na periferia de São Paulo.
De aluna pela oportunidade, a pedagoga é hoje uma profissional com a carreira em ascensão. Apresenta 3 especializações em seu currículo, foi diretora educacional no CEI - Centro de Educação Infantil, pela Liga Solidária e atualmente está como supervisora de formação e educação continuada no projeto Integrar. Soma a sua experiência profissional, a sua luta como militante no Movimento Negro Unificado (MNU) e, a convite da deputada estadual de SP Marina Helou, está concorrendo ao posto de vereadora na cidade de São Paulo, pelo partido Rede Sustentabilidade.
“Quando relato que sou fruto da educação é porque continuo amadurecendo como poeta, professora e terapeuta. Acredito que atuar na política é o meu próximo passo para ajudar a construir uma São Paulo mais justa e igualitária, por meio da sabedoria popular e do impacto socioambiental”, relata Patricia. Foram todas as dificuldades impostas à sua infância humilde e a exclusão no processo de conhecimento que deixaram evidente para a candidata que foi o caminho da educação de qualidade que a impulsionou a ir além das estatísticas e é esse o caminho que ela deseja trilhar para outras milhares de crianças da cidade de São Paulo.
O acesso para todos e todas à educação pública e de qualidade desde a primeiríssima infância, com foco na educação inclusiva, integral, antirracista e equitativa, assim como a valorização dos profissionais da educação, é o que motiva o futuro mandato de Patrícia Nunes! Para enfrentar as grandes candidaturas, de políticos que já estão há muitos mandatos no poder e pouco fazem, a candidatura de Patrícia precisará de muita ajuda. Precisamos, urgentemente, contratar uma agência de publicidade para trabalhar suas redes sociais e produzir material gráfico. Por isso, convidamos você a também ser um voluntário da campanha “Patrícia Nunes por uma São Paulo sem muros”. Colabore com o quanto puder!