Estou candidata a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. A minha candidatura representa um movimento de pessoas que deseja uma cidade com menos trânsito e mais tempo para viver com saúde e alegria. Minhas propostas estão baseadas na defesa e no incentivo dos modos ativos de locomoção: o pedalar e o caminhar, Queremos implantar novas ciclovias e ciclofaixas, requalificar as existentes e encarar de frente o problema das calçadas e da ausência de uma rede efetiva de mobilidade a pé na cidade.
Entre as minhas prioridades também está a valorização do transporte público, defendendo a Tarifa Zero, considerando um processo de médio e longo prazo para modificar a forma dos atuais contratos de concessão e a composição de receitas do sistema de transporte. Batalhar pela ampliação de corredores de ônibus e BRT’s, em especial na conexão dos bairros periféricos com a região central.
Vamos instituir, como lei, o programa “Visão Zero” na cidade de São Paulo, visando ‘acalmar o trânsito’ e reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito até 2028. Além de salvar vidas, isso também é capaz de economizar recursos do caixa da prefeitura para se investir mais em educação, saúde, moradia e transporte público.
Outro ponto importante é a destinação de recursos a projetos de habitação popular e aluguel social, especialmente no centro, além de implementar uma política municipal de estacionamentos públicos e privados. Fiscalizar a aplicação dos recursos do FUNDURB, forçando a correta destinação social e de investimentos na mobilidade ativa e no transporte coletivo.
Acredito no cicloturismo e no ecoturismo como vetores para gerar renda e aquecer comércios locais mais afastados do centro. Também vamos buscar incentivos aos esportes radicais, com implantação de pump tracks e pistas para BMX e Skate nos bairros, nas escolas municipais e centros comunitários. Além de priorizar as políticas urbanas com foco na promoção da saúde da população 60+.
O clima está mudando e, agora, temos pressa e precisamos nos preparar para enfrentar esses desafios. Vamos propor programas de arborização urbana, renaturalização de rios, controle de emissões dos veículos motorizados, atuar pela criação de novos parques na cidade. Assim como ampliar os projetos de hortas urbanas e comunitárias e criar um Observatório Municipal de Parques e Unidades de Conservação, voltado ao acompanhamento de indicadores das áreas verdes e à fiscalização de concessões.
Mais que uma campanha, somos um movimento! Venha fazer parte você também!